Todo mundo deseja ter uma vida mais leve e um mundo melhor. A boa notícia é que os hábitos de vida são capazes de transformar o ambiente em que vivemos, em qualquer tamanho de escala, seja em sua casa, vizinhança, escola, trabalho ou até mesmo seu País.
As escolhas que fazemos (e a certeza de que fizemos boas escolhas) traz a sensação de dever cumprido, tornando a vida mais leve e tranquila.
Se somos responsáveis por nossas escolhas, por que não escolhermos bons hábitos sustentáveis que transformam o mundo?
Iremos te apresentar os 5 hábitos sustentáveis para você começar agora. Acompanhe aqui no blog do Vidal!
1. Cultive plantas que ajudam as abelhas.
As abelhas são insetos que exercem funções fundamentais para o bem-estar humano. Além de fornecerem mel, elas também são responsáveis pela polinização das plantas, tarefa essencial para a produção de alimentos dos mais diversos tipos.
Devido ao aumento da poluição e à perda da biodiversidade, elas têm sido cada vez menos comuns, principalmente em áreas urbanas.
Uma das formas de reverter naturalmente este cenário é promovendo o plantio de plantas que atraem abelhas.
Lavanda, Erva-de-gato, Salvia, Tomilho, Malva e Funcho são apenas algumas das plantas que podem deixar o seu jardim ou apartamento ainda mais florido, bonito e vivo, ajudando as abelhas cumprirem seu papel.
2. Use copos e canecas reutilizáveis, e evite os descartáveis.
“Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050” é o que diz um estudo apresentado no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2016.
Em qualquer ocasião, evite embalagens descartáveis e prefira as opções reutilizáveis e biodegradáveis. Leve sua garrafinha ou copo para o trabalho, para a escola ou faculdade, médico, dentista, festas…
3. Dê preferência aos produtos orgânicos e as marcas com responsabilidade socioambiental.
Sempre que puder, opte pelos alimentos orgânicos. Sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação.
Existem outras inúmeras vantagens de se consumir alimentos orgânicos: são livres de hormônios, agrotóxicos ou qualquer produto químico, absorvem mais gás carbônico da atmosfera do que a agricultura tradicional e são extremamente saborosos.
Além disso, procure dar preferências para aquelas empresas que são reconhecidas por terem práticas sustentáveis e gerarem impacto positivo para a comunidade local. Procure saber se a empresa investe em reciclagem, utiliza equipamentos econômicos, respeita as leis ambientais e incentiva a preservação ambiental!