You are currently viewing ENEM 2018: Os Nutrientes Que Você Deve Comer Para Mandar Bem

ENEM 2018: Os Nutrientes Que Você Deve Comer Para Mandar Bem

Se preparando ou ajudando seu filho a conseguir aquela tão sonhada vaga? Reunimos para você as melhores recomendações dos nutricionistas para você mandar bem na prova!

É muito importante que você comece desde já uma dieta balanceada com antecedência. Uma boa alimentação, especialmente com uma dieta rica em nutrientes, pode melhorar sua capacidade de concentração, sua ação cognitiva e até mesmo a sua memória. Veja os principais para que você tenha um ótimo desempenho no ENEM:

Complexo B: é importante manter altos os níveis de B6, presente em alimentos como o frango, a banana e cereais integrais. Desta classe, também é importante a vitamina B12, presente em carnes e ovos, e o ácido fólico, contido no feijão e no brócolis.

Ácidos graxos polissaturados, encontrados no azeite, no óleo de canola e na linhaça, são eficientes para regular a energia no cérebro e ajuda a auxiliar na rapidez com que a informação é transmitida de uma célula para outra.

Acolina, uma substância associada à melhora da depressão e presente na gema do ovo, ajuda no desenvolvimento da memória.

Magnésio: opte pelo o arroz integral, também rico em vitamina B.

Ômega-3: diretamente ligada aos desenvolvimentos cerebrais, é encontrada nos peixes.

No entanto, lembramos que a ingestão de nutrientes em excesso prejudica o organismo. 

Para os dias que antecedem a prova, a nutricionista recomenda o chá verde no lugar do café. Esse tipo de chá ajuda a aumentar a concentração, e seu efeito dura aproximadamente três horas. Cuidado para não exagerar e prejudicar o sono.

O mais importante, por mais clichê que pareça, é não passar períodos muito longos sem comer e nem pular refeições. A principal energia do cérebro vem da glicose. Passar mais de três horas sem se alimentar diminui esses níveis e prejudica os estudos.

* Antes de ingerir um alimento, procure saber se você é tolerante às substâncias ali presentes. Procure sempre um nutricionista para uma dieta mais adequada.

CARDÁPIO PARA INSPIRAÇÃO

Uma boa pedida para o café da manhã seriam frutas com aveia ou mesmo um pão integral com um ovinho caipira. Para beber, um suco de uva integral concentrado para diluir com água.

Se acordou cedo, é bom fazer um lanche na parte da manhã. As oleaginosas podem ser uma boa opção: castanha de caju, amêndoas, nozes ou até mesmo a semente de abóbora – que é vendida em casas de produtos naturais – sem sal.

No almoço, o tradicional arroz com feijão é muito bem vindo, mas lembrando que o arroz deve ser integral. Uma carne magra para acompanhar, ou peixe – como salmão, ricos em Ômega 3 –, ótimo para a saúde do cérebro. Não se esqueça de caprichar na salada, que deve ter brócolis, alface, tomate, brotos, couve flor.

No lanche da tarde opte por frutas da estação, que são sempre bem vindas. Lembre-se também de não ficar mais de 3 horas sem comer.

À noite, se for jantar, não se esqueça de incluir o carboidrato. Muitas pessoas acabam se esquecendo dele à noite e ele é necessário para os estudos. Não se esquecer da fonte protéica, uma carne, magra de preferência, e também não se esquecer dos vegetais, eles são sempre necessários. Se não puder fazer comida e for comer um sanduíche, escolha um pão integral, complete com ovo, ou frango desfiado, mas não se esqueça da salada antes, ou dentro do sanduíche.

Conte com o Supermercado e Empório Vidal para entrar no ritmo e sair na frente dos concorrentes!

Fonte: universia.com

Deixe um comentário

doze + doze =