You are currently viewing Prata de Manhumirim: Entrevista com o Campeão Styvent BMX 11
Styvent Knupp (Foto do arquivo pessoal - Styvent BMX 11 - reprodução)

Prata de Manhumirim: Entrevista com o Campeão Styvent BMX 11

Um dos torneios mais disputados da modalidade Ciclismo – BMX, a Copa Brasil de BMX, conta com um representante de Manhumirim! O atleta Styvent Knupp vem colhendo excelentes resultados nas competições que participa, e no final de semana (01 e 02/09/2018) alcançou mais uma vez o pódio, com o 2º Lugar na 3ª Etapa da Copa Brasil BMX, em Fortaleza – Ceará.

Por causa do seu comprometimento com sua rotina de treinos e resultados alcançados nas competições, o jovem atleta de Manhumirim está no 1º Lugar do Ranking Nacional – Boys 15. Para estar competindo entre os melhores atletas da modalidade BMX do país, Styvent conta com o apoio do Supermercado Vidal e outras empresas de Manhumirim e região.

Trouxemos o campeão Styvent BMX 11 para contar um pouco sobre sua experiência!

Styvent Knupp (Foto do arquivo pessoal - Styvent BMX 11 - reprodução)

VIDAL: Conte-nos um pouco da sua história. Como e quando você começou no esporte?

STYVENT: Comecei a praticar no final de 2015, quando conheci a antiga pista de Manhumirim (MG) e a excelente pista de Manhuaçu (MG). Observando outras crianças e atletas praticando a modalidade, me integrei ao grupo e também comecei a andar de bicicleta. Ainda em 2015, meu falecido avô, Fernando Batata, e meu pai, Steyne, compraram outra bicicleta, um pouco melhor e mais apropriada para o bicicross e continuei praticando.

No início de 2016, após ver que realmente gostava do esporte, resolvi me afiliar a FMC – Federação Mineira de Ciclismo, a CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo, e a UCI – União Ciclística Internacional, para poder me tornar um atleta profissional e participar de grandes competições. Já no primeiro ano de 2016, me adaptei bem ao esporte e comecei a colher meus primeiros resultados, vencendo as etapas do Campeonato e me consagrando Campeão Mineiro de Bicicross em minha categoria.

Em 2017, começamos muito bem, porém em uma das primeiras competições, em Betim, sofri uma queda, fraturando a clavícula, necessitando passar por uma cirurgia. Fiquei afastado por um tempo, mas graças a Deus me recuperei rapidamente, retornando às disputas e sendo Bicampeão Mineiro.

Neste ano de 2018, por conta do apoio e rotina de treinos, estamos conseguindo seguir o calendário de competições estadual e nacional. Atualmente, em minha categoria, sou líder do Ranking Nacional, líder do Campeonato Mineiro e  5º colocado no Campeonato Brasileiro.

VIDAL: Como foi a sua experiência na 3ª Etapa da Copa Brasil BMX?

STYVENT: Foi um evento muito bacana! Foi a corrida mais distante que participei – até então havia sido em Londrina (PR), pela 2ª Etapa da mesma competição. Tive a oportunidade de andar pela primeira vez de avião e conhecer outra cultura do nosso País, o que é maravilhoso! A estrutura da cidade e da competição também é incrível, que é um centro olímpico para atletas, com centro de atletismo, natação, ginásio, e outros. Também pudemos fazer novos contatos com pilotos da região.

VIDAL: Como é sua rotina de treinamentos e preparação nos dias das competições?

STYVENT: Minha rotina de treinos é diária, 7 dias por semana, não apenas na bicicleta, pois também intercalo os dias com a academia. Porém todos os dias da semana faço um treino de rua, por não ter uma pista em Manhumirim, e no final de semana tenho que ir até Manhuaçu, que possui uma excelente pista. Temos o acompanhamento de um técnico à distância, e também de uma nutricionista em Manhuaçu. O acompanhamento de profissionais me permitiu melhorar ainda mais meus resultados, graças à ajuda dos patrocinadores.

Já no dia da competição temos todo um trabalho específico de aquecimento para a modalidade, por conta do esforço muscular da atividade, preparando o corpo para a explosão na hora da corrida, evitando que o mesmo fique bastante relaxado ou alongado, diferentemente de outros esportes como o futebol. Também temos uma alimentação bem balanceada, leve e espaçada, evitando a má-digestão e deixando tudo preparado para a corrida. O treinamento é intenso e o esporte é de alto rendimento. Quem quer ter bons resultados, precisa ter foco e disposição para os treinos.

VIDAL: Qual momento da sua carreira até agora foi o mais marcante para você?

STYVENT: Cada dia é um aprendizado, mas participar de um Campeonato Brasileiro de Bicicross é algo formidável. Foram 822 pilotos, um recorde nacional na quantidade de atletas participando, 28 em minha categoria. Exige toda uma preparação de treinos e com foco conseguimos classificar para a final, e eu estava entre eles. Poderia inclusive ter um resultado ainda melhor se tivesse uma estrutura de treino melhor em Manhumirim, mas fiquei muito satisfeito com o 5º lugar. Foi um momento muito marcante e inédito para nossa cidade!

VIDAL: Você tem alguma dica para quem quer começar no esporte?

STYVENT: Primeiramente, pratique algum esporte – estar envolvido com qualquer esporte é essencial para nossa vida. Procurar o apoio dos pais, amigos e patrocinadores também é fundamental. Especificamente no Bicicross, não tem nenhuma dica milagrosa: é pegar sua bicicleta, por mais normal que seja, calibrar o pneu e ir pra pista. É muito importante ter os equipamentos de segurança, como joelheira, capacete e cotoveleira. E claro, ouvir sempre quem já anda para pegar umas dicas. Infelizmente não temos uma pista em Manhumirim, mas quem quiser acompanhar meus treinos, treino na Avenida da Rodoviária, e aos finais de semana na Pista Clube do Sol em Manhuaçu.

Gostaria de lembrar também que dia 23 de Setembro de 2018 teremos uma corrida em Manhuaçu e todos estão convidados a conhecerem um pouco mais do esporte.

E para finalizar, agradecer a meus patrocinadores pelo apoio, em especial ao Supermercado e Empório Vidal por apoiar o esporte e acreditar em meu potencial.

Foto do arquivo pessoal - Styvent BMX 11 (reprodução)

Quem quer ter bons resultados, precisa ter foco e disposição para os treinos.

Styvent Knupp, atleta BMX.

Deixe um comentário

13 + dez =