Óleo de Cozinha: use e descarte corretamente

Vamos te mostrar porque o óleo de cozinha merece sua atenção!

O Óleo Pode Ser Bom Para A Saúde (Se Bem Utilizado)

Os óleos são necessários na elaboração de vários pratos, no entanto, pouco se conhece sobre os tipos a serem utilizados para determinados pratos e também sobre seus benefícios á saúde.

Existem óleos mais saborosos que incorporam sabor ao prato e outros que por serem mais resistentes ao calor, são ideais para fritura.

Também são originadas de diversas fontes, como soja, girassol, milho, canola, amendoim, arroz e algodão, além do azeite que é produzido a partir do caroço da azeitona.

Essas fontes cedem propriedades diferentes a cada produto, inclusive peculiaridades que dizem respeito a benefícios a saúde.

A maior diferença é sobre a insaturação presente nas cadeias de ácidos graxos. Os óleos de soja, de girassol e de milho apresentam maior quantidade de ácidos graxos poli insaturados. Tais gorduras reduzem tanto o colesterol (LDL), conhecido como colesterol ruim, como o colesterol (HDL), o colesterol bom. Dado a isso, existem ressalvas ao seu consumo. 

Já os óleos de amendoim e canola, e também o azeite de oliva, apresentam grande quantidade de gorduras monoinsaturadas. Seu consumo está diretamente relacionado à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, sem reduzir a quantidade do colesterol bom.

Tal propriedade torna o consumo destes itens decisivo a uma dieta saudável. Principalmente para quem apresenta alterações nas taxas de colesterol. 

Por não passar por nenhum processo de refinação, o azeite mantém suas características de sabor e aroma, sendo ideal para temperar saldas e ser ingerido cru.

Apesar de nem todos os óleos vegetais serem benéficos à saúde, não há gordura mais perigosa que a animal, pois  as gorduras saturadas são extremamente nocivas ao organismo, pois são responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, elevando o risco de problemas cardíacos.

Também é necessário ter consciência no descarte do óleo de cozinha. E o Vidal está aqui para te ajudar!

O Descarte do Óleo Precisa Da Sua Atenção (e vamos te ajudar!)

A Poluição do Óleo de Cozinha

1 litro de óleo de cozinha é capaz de poluir 1 milhão de litros de água.

Se esse óleo já utilizado for descartado de forma incorreta, poluirá a água, o solo, o clima e até a estrutura pública.

Um único litro de óleo pode contaminar até milhares de litros de água, e por ficar sobre a água afeta diretamente na entrada de luz e oxigênio, prejudicando todo o processo fotoquímico indispensável ao ecossistema aquático.

Já em contato com o solo pode haver infiltração do óleo, vindo a afetar os lençóis freáticos e o próprio solo.

Quando o resíduo das cozinhas é descartado diretamente nos ralos das pias, o óleo e os resíduos sólidos vão grudando nas paredes do encanamento podendo provocar entupimentos ao longo de toda tubulação, com isso toda a estrutura publica de saneamento pode ser afetada, causando alagamentos em virtude do transbordamento do esgoto.

O Descarte Correto do Óleo de Cozinha

Você sabia que a partir do descarte correto é possível fazer sabão?

Após utilizar o óleo de fritura velho, você pode armazená-lo em uma garrafa PET.  Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo fechando bem as garrafas, mantendo fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas (como o Supermercado e Empório Vidal) e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta.

Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro.

Portanto, para cooperar com a preservação do nosso ecossistema, dê uma utilidade ao óleo usado: o reaproveitamento.

Assim, você elimina o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um grande contaminante, e dá uma nova utilidade para ele, evitando que cause riscos à saúde.

O nosso planeta agradece.

Previous
Next

Deixe um comentário

1 × 3 =