Turismo em Manhumirim e Alto Caparaó

  • Post category:Família

Na cidade de Manhumirim e em seu entorno existem diversas atrações turísticas para os mais diversos gostos, desde o turismo ecológico ao religioso.

Turismo Religioso em Manhumirim

Já na área central da cidade de Manhumirim, se encontram atrativos do turismo religioso. São eles:

  • a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus;
  • o Seminário
  • o Hospital
  • o Colégio Santa Teresinha
  • as emissoras católicas de rádio

O grande atrativo do turismo religioso em Manhumirim é o Memorial Padre Júlio Maria De Lombaerde, que tem por finalidade conservar a memória histórica do Pe. Júlio Maria.

Pe. Júlio Maria De Lombaerde (1878-1944), missionário belga, naturalizado brasileiro, é uma página marcante e insubstituível da história do município e de toda a região, não só do ponto de vista religioso, mas também cultural, social, econômico e político.

O Memorial contém pertences de uso particular, obras publicadas por ele, infográficos com seus passos históricos. O espaço revitalizado se tornou um espaço bastante procurado, tendo em vista o início do processo de Beatificação já aprovado pelo Vaticano.

Parque Municipal do Sagui da Serra

Para os amantes de belas paisagens da natureza, e também da fauna e da flora, o Parque do Sagui é uma Unidade de Conservação da Natureza de domínio público e proteção integral, como os demais Parques Nacionais e Estaduais.

As atividades nele permitidas são:

  • visitas turísticas;
  • educação ambiental e pesquisas;
  • prática de esportes radicais como rapel e voo livre;
  • não são permitidas quaisquer atividades que acarretem em impactos ambientais ou o uso de quaisquer recursos naturais.
  • No local existe a possibilidade de acampar com segurança em um ambiente sossegado sem aglomerações de pessoas.

No Camping do Parque do Sagui existe infraestrutura básica como: sanitários, lava-pratos e mirante.

O parque está localizado a apenas 8 km da área urbana facilitando o acesso e conta com uma área de 3758 hectares.

Parque Nacional do Caparaó

Localizado próximo à cidade de Manhumirim está o Parque Nacional do Caparaó, situado entre os estados de MG e ES, abrangindo um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo.

Os maiores e mais procurados Picos ficam na divisa dos estados, destacando-se:

  • o Pico da Bandeira, com 2.892 metros;
  • o Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros;
  • o Pico do Calçado com 2.849 metros;
  • o Pico do Cristal, com 2.770 metros, ficando exclusivamente em território mineiro.

O Parque do Caparaó oferece as seguintes oportunidades:

  • Trilhas em meio à Mata Atlântica e Campos de Altitude
  • Montanhismo
  • Observação de Aves
  • Observação da Flora
  • Quatro áreas de Acampamento
  • Mirantes
  • Banhos de Cachoeiras e Piscinas Naturais
  • Nascer do sol a 2.892m de altitude

As Cachoeiras da Região

Entre as diversas cachoeiras localizadas no entorno do Parque Nacional do Caparaó, as situadas próximas à portaria de Alto Caparaó são:

Cachoeira Bonita

A Cachoeira Bonita está localizada no marco divisório entre os estados de MG e ES (o Rio José Pedro), a uma altitude de 1.750m. nas proximidades do acampamento da Tronqueira, a uma distância de 5,5km da Portaria de Alto Caparaó. 

O acesso é realizado primeiramente por estrada e, posteriormente, por trilha que parte desta, sendo viável durante todo o ano.

O atrativo é formado por cachoeira com cerca de 80m de queda, subdividida em dois degraus principais. Para atingi-la, deve-se percorrer uma trilha com cerca 300m de comprimento, fácil de ser percorrida, com escada de cimento e corrimão.

Na trilha existe um mirante natural, com plataforma de madeira. Ao longo da trilha e no entorno da cachoeira é formado por vegetação de floresta e campo de altitude.

Devido ao fácil acesso é um dos locais mais visitados do Parque Nacional do Caparaó, tanto pelas pessoas que acampam na Tronqueira, como pelos visitantes diários.

A cachoeira recebe visitação em todas as estações do ano, já que além de ser procurada para banhos no verão, encontra-se próximo do acampamento da Tronqueira e, portanto, do acesso ao Pico da Bandeira, oferecendo bela paisagem.

Vale Encantado

Vale formado pelo Rio José Pedro, a montante da Cachoeira Bonita, estando localizada a cerca 500m do acampamento da Tronqueira, em bifurcação da trilha que leva ao Pico da Bandeira e a cerca de 7km da Portaria de Alto Caparaó.

O acesso ao Vale Encantado é primeiramente por estrada transitável durante todo o ano e, posteriormente por trilha.

O Vale Encantado é formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. Pode ser atingido facilmente por trilha com cerca de 400m, ou 10 a 15 minutos de caminhada.

A vegetação do entorno é formada por campos de altitude com ocorrência de arbustos e, nos afloramentos rochosos, campos rupestres.

Local que recebe visitação bastante expressiva especialmente no verão para banhos e caminhadas – atividades recreativas. No entanto, como está no caminho para o Pico da Bandeira, também ocorre visitação no período de inverno.

Vale Verde

O Vale Verde consiste em série de cachoeiras e poços naturais ao longo do Rio Caparaó, envolvidos por mata ciliar. Fica a cerca de 800m da Portaria MG do Parque Nacional do Caparaó. O acesso ao local é possível, inclusive para automóveis de passeio, em qualquer época do ano.

O entorno é formado por vegetação secundária de Mata Atlântica com dossel a cerca de 15 a 20m de altura, em estado médio de regeneração. Situa-se em região de baixa altitude, em torno de 1200 metros, quando comparado a outras porções do Parque.

É dos locais mais procurados do Parque, especialmente para visitas de um dia, recebendo grande afluxo de pessoas nos finais de semana e feriados, podendo chegar à marca das 200 pessoas diárias.

É bastante procurado especialmente no verão, entre os meses de novembro e fevereiro, para banhos de cachoeira e sol, realização de piqueniques e churrascos.

Cachoeiras das Andorinhas

O Parque Cachoeira das Andorinhas está localizado nos município de Alto Jequitibá (MG) e Iúna (ES), porém o principal acesso é pelo município de Alto Caparaó (MG).

Depois do Parque Nacional do Caparaó, é o ponto mais visitado na região.

Lá você encontra trilhas para caminhada que dividem os estados de MG e ES com lindas paisagens da flora e fauna local, ricas em diversas espécies exuberantes.

Cachoeiras do Rio Claro

Situadas no município de Pequiá estão as cachoeiras do Rio Claro, que são vários pontos de visitação com infraestrutura para visitantes que apreciam águas cristalinas e locais de belezas exuberantes.

Poço do Egito

O local recebeu esse nome porque nele havia uma pedra com escritos e desenhos que os moradores da região achavam parecidos com símbolos egípcios. A partir de então, passou a ser chamado de Cachoeira do Egito.

Camping Rio Claro

Camping Rio Claro é indicado para quem quer contemplar a natureza, fazer churrasco, acampar e tomar banho de cachoeira. No local há um bar com SKY projetada no telão ou TV, um totó, sanitários, banheiros e sauna. A estrutura conta com uma quadra gramada para a prática de vôlei ou peteca; um riacho (o Rio Claro) que foi represado, podendo ser praticado atividades como natação e passeio de boia; possui também pesque-pague, cachoeiras e área para camping, além de churrasqueiras fixas espalhadas pelo estabelecimento.

Deixe um comentário

20 − 5 =